Como se candidatar a um emprego durante a pandemia do Coronavirus

   Domingo, 25 Outubro 2020
  Empregos

A nova epidemia de coronavírus ainda é uma preocupação para todas as famílias, empregadores e empregados. Nesse contexto, muitos ainda estão trabalhando, mas agora dentro de suas casas. E aos poucos voltaremos ao trabalho. Para os desempregados, uma das maiores preocupações é como encontrar um emprego durante este período difícil.

As inscrições e o recrutamento online já existem em algumas empresas. Mas, dadas algumas das restrições impostas ao distanciamento social, muitas empresas tiveram que mudar para entrevistas em vídeo online que são diferentes da comunicação face a face anterior.

O que os candidatos a emprego devem prestar atenção ao conduzir entrevistas online?

1. Familiarize-se com a ferramenta de entrevista online e aplicativos de chat

Antes de conduzir uma entrevista online, considere que tipo de ferramentas o empregador usará. Algumas ferramentas populares de conferência online são Zoom, Ringcentral, GotoWebinar. Outros aplicativos de bate-papo como Slack, Skype, Facebook e Watsapp também podem ser usados ​​para entrevistas online. Ao conduzir uma entrevista online, familiarize-se com as ferramentas e, se necessário, ensaie com antecedência para garantir que a entrevista ocorra sem problemas. Certifique-se de que eles funcionam de forma eficaz em seu ambiente doméstico.

Muitas dessas ferramentas permitem que você faça o login e pratique a entrevista respondendo às perguntas fornecidas pela empresa e obtenha uma gravação da sua entrevista. O mais importante é posicionar a câmera do computador de forma que o entrevistador pense que você está olhando nos olhos dele. A prática é importante e, se possível, grave alguns vídeos para ver o ângulo antes da entrevista.

 

 

2. Prepare-se para a entrevista online

Para a entrevista online, o ambiente físico e o ambiente de rede são importantes. Antes da entrevista formal, certifique-se de ter um ambiente físico relativamente calmo e limpo. Ambos podem refletir na qualidade da entrevista e levar a uma entrevista online tranquila e de alta qualidade. Além disso, certifique-se de testar seu ambiente de rede para garantir que não haja problemas técnicos, como vídeo lento ou qualidade de áudio ruim.

O que também é importante é sua entonação (como a voz sobe e desce) e velocidade na comunicação - fale clara e lentamente com um tom uniforme. Você também pode gravar sua introdução com antecedência e enviar um vídeo ao RH antes ou depois da entrevista.

 

Preparação para ligações de RH

Muitas vezes, as empresas entram em contato por telefone como a primeira etapa do processo de entrevista. Se você estiver em casa quando receber esse tipo de chamada, ou se o momento não estiver certo, pode optar por colocar a chamada no correio de voz. Existem vantagens nisso. Você pode ouvir o correio de voz e determinar a função e a empresa. Isso lhe dará a oportunidade de fazer algumas pesquisas sobre a empresa e a função e ajudá-lo a pensar na resposta a esta pergunta “Por que você é o melhor candidato para este trabalho”? Se você decidir que a chamada vai para o correio de voz, você também pode receber um e-mail do representante de RH.

Ligue de volta quando estiver pronto, mas é melhor ligar de volta rapidamente - geralmente dentro de uma hora.

 

3. Fique bem em uma entrevista

É tão importante estar preparado para uma entrevista em vídeo quanto para uma entrevista pessoal. Portanto, certifique-se de se vestir de forma adequada e usar cores que não combinem com o vídeo. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

 
  • Escolha cores quentes que fiquem bem em você e combinem com seu tom de pele.
  • Cores como azul-petróleo, roxo e cobalto funcionam bem em vídeo. Evite branco, vermelho brilhante e preto.
  • Atenha-se aos sólidos, não aos padrões.
  • Fique clássico com estilos
  • Mantenha as joias simples
  • É melhor ter um fundo branco ou plano, se possível, o que ajudará o entrevistador a se concentrar em você em vez de no fundo.

 

4. Discurso claro

A comunicação é importante. Seu discurso deve ser claro e conciso. Tente não ficar nervoso. Certifique-se de praticar - na frente de um espelho ou com um colega de quarto, cônjuge ou outra pessoa significativa. É compreensível se você estiver um pouco nervoso, mas seja você mesmo.

 

5. Prepare as perguntas com antecedência

Esteja preparado para fazer perguntas ao entrevistador. Você pode fazer perguntas sobre a empresa, a função ou até mesmo fazer perguntas ao entrevistador sobre eles. Algumas perguntas que você pode usar como orientação:

  • Como são as responsabilidades do dia a dia para essa função?
  • A quem eu reportaria e qual é a estrutura do departamento?
  • O que você vê como o aspecto mais desafiador deste trabalho?
  • Qual é a sua parte favorita de trabalhar para a empresa?

 

6. Sorria ao responder perguntas

Você pode pensar que, por ser uma entrevista por telefone, o entrevistador não saberá se você está sorrindo, mas você está errado. O tom de sua voz influencia suas expressões faciais. Sorrir e usar os movimentos normais do corpo pode deixar sua voz mais suave e mais amigável ao responder a perguntas. Lembre-se, se esta for uma entrevista por telefone, sua voz é a única coisa que o entrevistador pode capturar.

Se for uma entrevista em vídeo, sorria ainda mais para causar uma boa impressão. Use uma linguagem corporal natural como se estivesse falando pessoalmente. Olhe diretamente para a câmera, como se estivesse olhando nos olhos do entrevistador.

 

7. Dê respostas positivas a todas as perguntas

Não caia na armadilha de ser perguntado em uma entrevista por telefone o que você acha de seu antigo chefe ou dos concorrentes de sua empresa.

Qualquer pessoa que faça uma avaliação negativa de um ex-chefe ou concorrente é vista como tendo uma atitude negativa em relação ao trabalho.

Em vez disso, concentre-se no que você aprendeu com suas empresas e empregos anteriores ou no que você acha que estava funcionando bem para sua empresa.

 

 

8. Pergunte ao entrevistador quando a decisão será feita ou quais são os próximos passos

Ao contrário das entrevistas de emprego tradicionais, as entrevistas online muitas vezes terminam abruptamente como um telefonema. Assim, depois de confirmar com o entrevistador que a entrevista acabou, você deve perguntar quais são os próximos passos. Por exemplo, pergunte ao entrevistador quando você pode esperar uma resposta da empresa, ou que forma de comunicação eles usarão

De modo geral, é raro tomar decisões sobre os candidatos apenas por meio da entrevista por telefone. Portanto, se você for aprovado na entrevista por telefone, entrará na próxima rodada de entrevistas face a face.

A situação da procura de emprego durante a epidemia é diferente do normal. As entrevistas online podem ser mais eficientes para o RH e podem ajudar a acelerar o processo e as próximas etapas.

Devido ao impacto da epidemia, as empresas enfrentam grandes dificuldades, principalmente as pequenas e médias empresas. Se as empresas ainda enfrentam o distanciamento social e não voltaram a trabalhar, todo o processo de recrutamento pode levar menos tempo do que os processos presenciais normais. Portanto, o prazo para uma decisão pode ser menor.

Os candidatos a emprego também estão enfrentando grandes oportunidades, como o uso de entrevistas online. Com a remoção do teletrabalho, mais foco pode ser feito no processo de procura de emprego.

Opções