Como pedir licença no seu novo emprego (da maneira certa)

   Terça, 09 Fevereiro 2021
  Empregos
 Ah, verão. A época do ano em que seus pensamentos se voltam para marcas de bronzeado e bebidas com pequenos guarda-chuvas - a menos, é claro, que você tenha acabado de começar um novo emprego . Nesse caso, você provavelmente está olhando com inveja para as fotos do Instagram de seus amigos e se perguntando como vai sobreviver ao verão sem fazer uma única viagem.

A boa notícia é que, só porque você é um novo funcionário, não significa que tenha que desistir de seus planos de viagem. Para saber mais, leia as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre como tirar férias em um novo emprego.

  

Acabei de começar um novo emprego - quando é que posso tirar férias?

 

Depois que me formei na faculdade, alguém me deu um conselho que sempre sigo: não peça folga durante os primeiros três meses de trabalho. Pense nisso como um período de experiência em que você está tentando provar seu valor - o que é difícil de fazer se você estiver tomando margaritas na praia .

Depois de três meses de trabalho, você provavelmente acumulou um pouco de tempo de férias e está pronto para uma pausa da rotina das 9 às 5. Neste ponto, geralmente é aceitável pedir um dia de folga para cada mês que você trabalhou após sua "liberdade condicional" autoimposta. (Obviamente, isso varia dependendo da política de folga da sua empresa e de quanto tempo de férias você recebe.) Em geral, porém, se você começou a trabalhar em março e não tirou nenhuma folga em março, abril ou maio , você não vai erguer as sobrancelhas se pedir um ou dois dias de folga em julho.

A exceção a essa regra surge se você estiver trabalhando em uma empresa que seja extremamente relaxada ou que considere as férias como uma vantagem importante. Algumas start-ups e pequenas empresas não podem pagar altos salários aos seus funcionários, então eles tentam compensar isso com horários flexíveis e muitos dias de férias. Se você não tem certeza de qual é a cultura da sua empresa, procure algumas dicas comuns. Seu chefe perguntou quais viagens você planejou para o verão? Os outros novos funcionários estão tirando um fim de semana prolongado no Dia da Independência? Em caso afirmativo, você pode alterar um pouco a regra das férias de três meses.

 

 Estou na empresa há alguns meses, mas ainda estou pegando o jeito das coisas. Como posso determinar a melhor época para reservar minha viagem?

 

Como um novo funcionário, a última coisa que você quer é reservar férias durante a época mais movimentada do ano ou descobrir que seus dias de folga conflitam com uma reunião crítica. Portanto, pesquise antes de começar a procurar voos. Se você não tiver certeza de quando é a alta temporada de sua empresa, pergunte a um colega.

Você também pode falar sobre isso com seu chefe (e deve, na maioria dos casos). Um simples, "Eu gostaria de usar alguns dos meus dias de férias neste outono, e estou me perguntando qual seria a melhor hora para estar fora do escritório", o ajudará a programar férias sem estresse e mostrar ao seu chefe que você leva a sério as responsabilidades do seu trabalho. 

Meu chefe é um pouco intimidante. Qual é a melhor maneira de abordá-la sobre tirar férias?

 

Se você tem um chefe sensato, pode ser um pouco assustador pedir férias, mesmo se você tiver direito a uma folga. Para garantir que a conversa corra da melhor maneira possível, aborde o assunto no momento certo, como depois de impressionar seu chefe com tudo o que você realizou em sua reunião de status semanal ou em uma tarde tranquila de sexta-feira, quando ela provavelmente terá tempo para bate-papo. E definitivamente peça os dias de folga, em vez de dizer a ela que você os vai tirar. Um simples, "Eu tenho três dias de férias e gostaria de usá-los na semana de 9 de setembro. Isso é possível, e isso funciona para a equipe?" funciona perfeitamente.

Depois de obter a aprovação verbal, documente as férias em sua agenda e envie ao seu chefe um lembrete uma ou duas semanas antes do grande dia que diga algo como: “Apenas um lembrete de que vou sair de férias de segunda a quinta-feira , mas enviarei esse relatório para você na sexta à tarde para revisão. ” Isso permite que você mate dois coelhos com uma cajadada só: você se certificou de que suas férias ainda estão no radar de seu chefe e lhe disse que está trabalhando muito para acertar tudo antes de partir.  

Meu chefe continua me enviando e-mails enquanto tento relaxar na praia. Eu preciso responder?

 

Cada local de trabalho tem uma expectativa diferente quando se trata de permanecer conectado nas férias. É melhor perguntar ao seu chefe com antecedência o que ele precisa de você antes de você sair do escritório e o que ele espera enquanto você estiver fora da cidade. Por exemplo, ele deseja uma atualização rápida sobre o status de todos os seus projetos antes de você sair do escritório? Você precisará verificar seu e-mail regularmente ou apenas fornecer ao seu chefe uma maneira de entrar em contato com você se surgir alguma emergência relacionada ao trabalho?

Se você não teve essa conversa com seu chefe antes de sair, jogue pelo seguro. Responda a e-mails importantes ou urgentes da melhor maneira possível, mesmo que isso signifique reservar alguns minutos todas as manhãs e noites para trabalhar um pouco. Se seu chefe não precisar de uma resposta até você voltar das férias, ele provavelmente o avisará. 

Estou fazendo uma entrevista para um novo emprego, mas não me ofereceram o cargo. Quando devo contar a eles sobre as férias que acabei de reservar?

 

A menos que suas férias sejam uma viagem à Amazônia que o levará para fora do país por um mês, não há necessidade de anunciá-las até que uma oferta seja feita. Depois que a empresa estender a oferta, você pode perguntar ao RH ou ao gerente de contratação se eles podem acomodar seus planos de férias. Novamente, lembre-se de ser cortês e pedir - mas não exigir - os dias de folga. Se você acabar aceitando o emprego, certifique-se de ter começado com o pé direito.

Resumindo, você não precisa se conformar com um verão chato só porque começou um novo emprego. Sabendo como e quando pedir férias, você pode impressionar em seu novo emprego e, ao mesmo tempo, satisfazer seu desejo de viajar.

Fonte: TheMuse

Opções