As principais profissões do futuro que já estão em alta!

   Segunda, 01 Março 2021
  Empregos

O mundo está mudando rapidamente e o mercado de trabalho também. Novas profissões estão chegando, e algumas estão indo embora. Você está pronto para o futuro?

Você sabe quais são os empregos do futuro? Todos eles têm uma coisa em comum: a revolução tecnológica contínua que temos testemunhado!

Se você está iniciando sua vida profissional, provavelmente há dezenas de indecisões fervendo em sua mente e você percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas ao longo dos anos. Talvez você tenha dúvidas em fazer uma faculdade ou investir em uma carreira diferente que lhe dê prazer.

Ou talvez você já tenha uma carreira, mas quer saber como está a evolução do mercado de trabalho. As opções são inúmeras, mas ficar de olho nas profissões que serão mais procuradas no futuro é essencial.

Essa é uma dúvida comum e, inevitavelmente, deve ser considerada de acordo com o mercado de trabalho nos próximos anos.

Se este for o seu caso, hoje falaremos aqui no Mea Vagas sobre como as inovações podem afetar os empregos atuais e o que o futuro reserva, levando em consideração a nova onda tecnológica que está sobre nós.

Por que você deve conhecer as profissões do futuro

Há alguns anos, falava-se muito sobre novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano 2020. Muitas previsões curiosas sobre como nossas vidas seriam afetadas por todas as mudanças que viriam foram introduzidas. A realidade é que vivemos uma revolução tecnológica que, até então, só existia nas histórias de ficção científica.

Enquanto a Geração X queria estabilidade e aquisição de bens, os Millennials querem experiência, que não está necessariamente conectada a possuir mais coisas.

A Geração Z nasceu na era digital. São jovens que fazem todos os tipos de coisas ao mesmo tempo. Não é à toa que representam o futuro tecnológico do mercado de trabalho. Eles estão impulsionando essa tendência.

Cada vez mais pessoas usam aplicativos de transporte particular e preferem alugar em vez de comprar sua própria casa para morar

A lógica do mercado de trabalho estará sempre alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas surgem no mundo.

É por isso que se fala tanto em empresas de inovação, e o que elas fazem é realmente isso: se adaptam ao que o público deseja.

Empresas como a Airbnb e Uber não foram apenas um palpite de sorte.

E é com base nessa demanda do mercado que prevemos as profissões que estarão em alta nos próximos anos!

31 profissões que estão e continuarão em ascensão

Embora muitas carreiras simplesmente deixem de existir, outras serão criadas para atender a novas necessidades. Eles estão:

1. Desenvolvedores de software

São, e ainda serão por muito tempo, profissionais valorizados no mercado. Eles fazem parte do grupo que cria novos sistemas para automatizar processos.

Sem desenvolvedores, esta era da tecnologia não estaria em pleno andamento hoje. Eles analisam, entendem, executam e realizam manutenção para plataformas e escrevem o código que constrói negócios e serviços.

2. Especialistas em Experiência do Usuário / Cliente

Existem diferentes variações para este profissional no mercado, como Analista de Sucesso do Cliente.

A função desse profissional é prestar toda a assistência necessária ao cliente na compra de determinado produto ou na contratação de um serviço.

Além disso, são responsáveis ​​por garantir que a comunicação com o cliente seja efetuada de forma eficaz, garantindo a sua satisfação e fidelização. 

É cada vez mais comum encontrar esses profissionais em empresas de e -commerce e outras plataformas que prestam muita atenção aos resultados e experiências positivas do cliente.

3. Criadores

Esses profissionais já são populares e assim continuarão nos próximos anos. Essas são as pessoas que criam conteúdo online - também são conhecidas como influenciadores digitais .

Um criador é um gênio quando se trata de mídia social, especialmente o Instagram. O sucesso desses profissionais pode ser explicado pelo fato de que as pessoas hoje querem se conectar mais com pessoas reais, não com marcas.

No entanto, as marcas já sabem disso e estão cada vez mais explorando parcerias com influenciadores online. Belo show, certo?

4. Conselheiro de Criadores

Existem muitas agências e profissionais que cuidam das carreiras de influenciadores digitais, e a tendência é que cada vez mais sejam necessários à medida que surgem novos criadores.

Os consultores de criadores, além de auxiliar na formação de parcerias com empresas, também orientam e gerenciam trajetórias de carreira.

5. Professor online

 A principal tendência nas profissões do futuro é o ensino online. E os professores começaram a perceber o potencial da sala de aula online , que lhes permite chegar a mais alunos.

Este é um trunfo para profissionais que desejam expandir seus negócios de difusão de conhecimento. O mercado de cursos online está cada vez mais especializado e disseminado.

Você quer aprender como compartilhar seu conhecimento único com pessoas de todo o mundo? Confira nosso canal no YouTube para dicas incríveis!

6. Coaching

Um coach é um profissional que ajuda outras pessoas a progredir em diferentes áreas de suas vidas, mas principalmente em suas carreiras profissionais.

Existem treinadores em todos os tipos de áreas, como finanças, romance, inteligência emocional, perda de peso, espiritualidade, etc. 

Para quem deseja se tornar um coach, existem cursos para essa profissão específica, técnicas de ensino e ferramentas para ajudar os futuros clientes.

7. Coaching de atividade física

Agora que a mídia social tem cada vez mais influência na imagem corporal, a demanda por pessoas que querem se exercitar diariamente continuará aumentando.

Muitas pessoas acham difícil se manter fisicamente ativo. Eles precisam da ajuda de um coach específico para tirá-los do sofá e criar rotinas personalizadas para eles.

8. Profissional de marketing digital

Mesmo sendo uma profissão antiga, esse profissional ganhou muito espaço no mundo online, o que o levou a se especializar nessa carreira com foco na Internet.

9. Analista de Big Data

Este profissional analisa todos os dados provenientes de um sistema ou que circulam online. Eles usam a ciência de dados para mostrar às empresas o que influenciará seus negócios agora e no futuro. 

O mundo digital depende muito de dados para analisar e melhorar seus processos. É por isso que a função de um Analista de Big Data surgiu e é tão demandada.

10. Gerente de comunidade

Esse profissional é responsável por lidar com clientes e comunidades do entorno de uma empresa, coletando opiniões a fim de melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas.

Algumas empresas já contam com gente nessa posição, que com certeza vai se expandir nos próximos anos. É um papel essencial dentro das organizações, pois são elas que constroem a cultura em torno da empresa, formando fãs da marca.

11. Engenheiro ambiental

O meio ambiente vem sofrendo mudanças drásticas, e essa profissão será imprescindível entre os empregos do futuro.

A principal responsabilidade desse profissional é trabalhar com tecnologia e meio ambiente. A necessidade de criar novos sistemas e soluções de gestão ambiental para ajudar o planeta é inegável.

12. Engenheiro do ho

spital

A tecnologia em hospitais também evoluiu e novas máquinas são desenvolvidas para novos tratamentos, cirurgias e o dia a dia dos profissionais de saúde. É por isso que engenheiros hospitalares estão definitivamente entre os empregos do futuro.

E é por isso que temos engenheiros hospitalares na lista das profissões do futuro. A sua principal função é reunir e aplicar todas as tecnologias consideradas essenciais para resolver todo o tipo de problemas nos hospitais.

13. Segurança da informação

Esse será o profissional que garantirá que todas as informações digitais de uma determinada empresa não sejam adulteradas ou hackeadas.

À medida que a tecnologia cresceu, também cresceram as intenções maliciosas online. Infelizmente, algumas pessoas querem roubar dados de pessoas e empresas. Os profissionais de segurança da informação não apenas garantem a proteção dos dados, mas também ajudam a criar novas soluções.

14. Gerenciador de resíduos

A produção de resíduos tem aumentado consideravelmente, principalmente os sólidos, o que vem gerando a necessidade de manejo dessa matéria.

Um gerente de resíduos precisa ver o lixo de forma diferente, criando novos projetos e soluções para encontrar melhores formas de lidar com todo esse material descartado.

15. Arquiteto e Engenheiro 3D

No setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar espaços em 3D, por isso os profissionais devem se especializar nesta área para proporcionar uma experiência mais realista aos seus clientes.

16. Desenvolvedor de wearables

Os wearables são óculos, lentes, relógios e outros dispositivos com algum tipo de tecnologia que facilita a vida das pessoas. E os profissionais que podem desenvolver esses dispositivos terão grande demanda nos próximos anos.

17. Consultor de imagem

Semelhante aos treinadores de atividade física, um consultor de imagem fornece às pessoas os melhores conselhos sobre como ter uma boa aparência. E não só na vida pessoal, mas profissional também, desde cortes de cabelo a looks.

18. Gerente de inovação

Por mais que soe como um termo genérico, já é possível encontrar empresas com essa oferta de trabalho.

Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou em alguma área específica, a fim de aprimorar seu modelo de negócios.

Afinal, para uma empresa conseguir se destacar no mercado, é preciso inovar e pensar diferente. Cada vez mais concorrentes estão surgindo, e o papel do gerente de inovação é inventar coisas novas para se manter um passo à frente dos demais.

19. Geneticista

Essa já é uma profissão atual que ganhará mais espaço nos próximos anos. Entre as muitas tarefas do geneticista, está a possibilidade de identificar doenças que uma pessoa pode vir a desenvolver e agir sobre ela antes mesmo de os sintomas aparecerem.

20. Gerente de talentos

Gerenciar talentos vai um pouco além do que a área de Recursos Humanos faz hoje. É preciso identificar e atuar de forma mais assertiva sobre os pontos fortes e fracos das pessoas, para que se tornem melhores profissionais em suas carreiras.

Um gestor de talentos, além de treinar os profissionais para o aprimoramento de suas competências, atua no recrutamento de novos colaboradores, ajudando a manter a cultura da empresa forte e reduzindo a rotatividade.

21. Representante de vendas interno

O cliente agora tem muito mais opções, e é por isso que as empresas, principalmente as do mercado B2B, possuem representantes que só abordarão o cliente quando houver interesse no produto. Isso significa que as vendas serão cada vez mais personalizadas e assertivas dependendo do cliente em potencial.

22. Especialista em comércio eletrônico

O e-commerce já é um modelo de negócio muito comum na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais competindo online, o destaque será necessário para atrair clientes.

23. Profissional de saúde mental

Profissionais que lidam com assuntos da mente (terapeutas e psiquiatras, por exemplo) ainda terão alta demanda. A explicação é bastante simples: ainda é muito improvável que as máquinas substituam o cuidado personalizado que esses profissionais têm com seus pacientes.

24. Especialista em energia renovável ou alternativa

A preocupação com o meio ambiente não para de crescer e não cessará nos próximos anos. Pelo contrário! A tendência é que seja cada vez mais necessário pensar em recursos alternativos que não impactem nosso meio ambiente. É por isso que esse tipo de profissional é extremamente importante em nosso futuro.

25. Gerente financeiro

Este profissional é e será por muitos anos indispensável para que pequenas e grandes empresas possam administrar seu dinheiro e manter suas finanças no azul. Por mais que haja inteligência virtual que pode fazer matemática melhor do que os humanos, essa posição também vem com a responsabilidade de tomar decisões que os computadores ainda não são capazes de tomar.

26. Walker / Talker

Walker / Talkers são profissionais autônomos contratados para atender clientes idosos por meio de uma plataforma online, que permite ouvi-los e conversar.

É um tipo de profissão diferente dos cuidadores tradicionais que lidam com medicamentos e auxiliam no banho e na alimentação. 

Mas se você está pensando que um Walker / Talker nunca será algo do futuro, você está enganado. Muitos idosos vivem longe de suas famílias e não têm com quem conversar. Eles querem e precisam de alguém para ouvi-los e realmente prestar atenção ao que eles têm a dizer.

 

27. Analista de aprendizado de máquina quântico

Um analista de  aprendizado de máquina quântica é responsável por pesquisar e desenvolver soluções de ponta para aumentar a velocidade e o desempenho dos algoritmos do sistema. 

É uma das profissões mais importantes do futuro, principalmente pelo aspecto quântico, que será nosso próximo salto tecnológico.

28. Gerente de tráfego pago

Um gerente de tráfego pago tem um papel fundamental em qualquer negócio. Seu trabalho é criar e gerenciar campanhas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads. Além disso, eles realizam testes A / B para identificar pontos de melhoria para conversão.

O crescimento da demanda por profissionais especializados nesta área está crescendo rapidamente, principalmente porque a mídia paga é tão importante na aquisição de clientes e leads. Sem um especialista, as empresas podem sofrer enormes prejuízos.

29. Analista de mídia social

Profissionais de mídia social planejam, criam e analisam postagens de perfil nas redes sociais. Assim, assim como os gerentes de tráfego remunerado, essa profissão está em ascensão e, com o surgimento de novos tipos de mídia social, cada vez mais empresas contarão com esses profissionais.

30. Web Developer Web

Os desenvolvedores são responsáveis ​​por projetar, construir e gerenciar sites usando diferentes linguagens de programação. Como a internet não é um modismo passageiro, a necessidade de contratação de um desenvolvedor continuará crescendo muito nos próximos anos.

31. Especialista em Design UX

Um UX Designer (User Experience) é responsável por garantir que o design de um site ou aplicativo atenda às necessidades do usuário com soluções inovadoras e atraentes.

A experiência do usuário deve ser levada em consideração para que as estratégias de marketing sejam bem-sucedidas. O usuário precisa ser guiado pelo site, respondendo ao design de uma forma que leve a conversões. A procura é grande e quem decidir trabalhar nesta área terá muita procura no mercado.

Como se preparar para esses empregos do futuro?

O maior insight para os próximos anos é pensar em carreiras que lidem com criatividade e relacionamento.

Isso ocorre porque essas são funções que a inteligência artificial não consegue reproduzir bem com precisão.

Nessa lista, encontramos vendedores, designers e criadores, também conhecidos como influenciadores digitais.

Esses últimos são profissionais que começaram a explorar as oportunidades que novos canais têm a oferecer, como o YouTube, e descobriram uma forma de lucrar com a produção de novos conteúdos. O mesmo acontece com blogueiros e produtores digitais, que transmitem conhecimento e debatem sobre novos temas relevantes para um determinado público.

Essa profissão fará cada vez mais sentido, especialmente pensando na geração Y e na geração do milênio, que não estão acostumados a assistir televisão como nossos pais e avós ainda fazem. Se antes era preciso esperar o horário da novela ou do noticiário, hoje o usuário determina o que e quando deseja assistir.  

A forma como compartilhamos conhecimento também está evoluindo. Cada vez mais professores, especialistas e instituições de ensino surgem apostando na internet para o ensino à distância. A vantagem desse modelo é a possibilidade de um grande leque de pessoas ser impactado por aquele conteúdo, independente do dia e horário.

Para um futuro não muito distante, pode-se prever aulas usando fones de ouvido de realidade virtual, que simulam a presença de um instrutor ou a prática de conteúdos previamente aprendidos. Você já imaginou uma simulação, quase real, de uma aula de ciências em um laboratório? Michael Bodekar fala, em sua palestra TEDx, sobre como a realidade virtual vai revolucionar o ensino de ciências, como você pode conferir no vídeo abaixo:

Recentemente, um veterano da Segunda Guerra Mundial voltou à cidade que libertou dos nazistas por meio de óculos de realidade virtual. Encontros com parentes distantes, encontros de negócios, comunicação com pessoas de todo o mundo; cada comunicação pode ser redefinida usando apenas um gadget.

Os tratamentos médicos já utilizam esse tipo de equipamento para reabilitar pessoas que perderam os movimentos dos membros, para orientação de autistas, reabilitação para traumatismo cranioencefálico e outras doenças. Você já imaginou toda a evolução que esse gadget poderia trazer para a medicina?

Profissões que podem se tornar obsoletas

À medida que avançamos em termos de tecnologia, os processos na sociedade tendem a se tornar mais inteligentes e automatizados. Assim sendo, é possível prever que quanto mais operacional uma posição, mais ela tende a desaparecer com o passar dos anos.

Um exemplo são os caixas de supermercados.

Recentemente, a Amazon lançou o Amazon Go , que nada mais é do que um supermercado sem caixas. O cliente faz login em uma conta da Amazon quando chega à loja e um kart virtual é criado. Quando ele sair, ele será cobrado na mesma conta com a qual fez o check-in. Se você achou isso impressionante, assista ao vídeo apresentando a nova tecnologia:

Da mesma forma, as operadoras de telemarketing estão sendo substituídas pelo atendimento automático, assim como os caixas, uma vez que tudo é feito por meio do celular ou do caixa eletrônico.

A substituição da mão de obra humana por máquinas nos processos operacionais diminui o custo das empresas e por isso a tendência é que até mesmo as grandes empresas tradicionais se adaptem ao novo modelo. Aprendemos com a Kodak que as empresas que não se atualizam são engolidas por aqueles que abraçam alegremente as inovações, mesmo que sejam mais novas no mercado.

Como se adaptar à mudança

Mesmo que alguns profissionais fiquem apreensivos ao lerem que sua carreira pode chegar ao fim, é preciso destacar que muitos deles só passarão por um processo evolutivo.

Um eletricista, por exemplo, terá que se especializar na instalação de aparelhos automáticos para casas e escritórios inteligentes.

Porém, é preciso preparar-se não só para a nova dinâmica que algumas empresas vêm assumindo, mas também para adotar novas especializações que o novo mercado de trabalho exigirá.

Preste atenção ao mundo ao seu redor e tente perceber como você pode contribuir para resolver demandas ou problemas.

E, claro, estude muito. Busque diferentes fontes de conhecimento, independente de sua posição no mercado de trabalho.

Um ponto importante de atenção

Falar sobre carreiras do futuro significa prever o que estará sob demanda e, provavelmente, terá ganhos financeiros satisfatórios em alguns anos. Mas o conceito de sucesso também está passando por mudanças. Os jovens que chegam ao mercado de trabalho buscam ambientes aconchegantes e descontraídos, com um propósito alinhado aos seus objetivos de futuro. Em outras palavras, as premissas de trabalhar com o que te faz feliz devem fazer cada vez mais sentido.

Esse é um aspecto bem conhecido em jovens profissionais que buscam a realização profissional, não apenas financeira. Escrevemos um post sobre o assunto e, se você está prestes a tomar alguma decisão importante em sua vida profissional, recomendamos que você leia, clique aqui .

Esperamos que você tenha gostado da nossa postagem. Deixe-nos saber o que você acha que serão os melhores trabalhos do futuro na seção de comentários abaixo!

Opções